Make your own free website on Tripod.com
Tudo que você queria saber sobre flatulência, mas tinha vergonha de perguntar!

Clique nas dúvidas:

O que é Flatulência afinal?

Do que é feito o peido?

O que faz os peidos federem?

Por que os peidos fazem barulho?

Quanto gás uma pessoal normal produz por dia?

Quanto tempo demora até que o peido chegue ao nariz dos clientes?

É verdade que algumas pessoas nunca peidam?

Até estrelas de cinema peidam?

Homens peidam mais que mulheres?

Em que parte do dia um gentleman está mais sujeito a peidar?

Por que feijão faz as pessoas peidarem tanto?

Um peido é mesmo um arroto que saiu pelo orifício errado?

Por quanto tempo seria possível uma pessoa não peidar?

Para onde vão os peidos quando você os segura?

É possível mesmo "acender" peidos?

Por que é possível queimar peidos?

É possível acender um fósforo com um peido?

Por que meninas não assumem seus peidos?

Se eu ficar o dia inteiro cheirando o peido de outras pessoas meus próprios peidos vão ser mais fedidos?

Cheirar peido deixa o cheirador chapado?

Um peido pode ser fatal?

Mulheres podem peidar pela vagina e de onde vem o gás?

É possível enlatar um peido para uso posterior?

É estranho gostar de peidar?

Qual a cor do peido?

É possível outra pessoa aspirar mais moléculas de um peido do que aquela que peidou?






O que é Flatulência afinal?

De acordo com o dicionário Aurélio:
flatulência . [Do frânces: flatulence.] S. f. 1. Med. Acúmulo de gases no tubo digestivo; ventosidade. 2. Fig. Vaidade pretensiosa; bazófia, jactância. [Sin. ger.: flatuosidade e flato.]

flato . [Do latim: flatu.] S. m. 1. V. flatulência. 2. Desejo forte; ânsia, gana.

O flato, na linguagem popular e informal, nada mais é do que o pum. Também atende por peido, rojão, gás letal, traque, etc.

peido . [Do latim: peditu.] S. m. Chulo 1. Ventosidade emitida pelo ânus; traque, pum, pu: "as meninas iam fazer a sesta enquanto a gente ficava na varanda se divertindo com peidos estrepitosos" (Carlos Lacerda, A Casa do Meu Avô, p. 53)

Do que é feito o peido?

R. A composição do gás é altamente variável. A maior parte do ar que engolimos, especialmente o componente Oxigênio, é absorvido pelo corpo antes que o gás alcance os intestinos. Quando o ar atinge os intestinos, a maior parte do que resta é nitrogênio. Reações químicas entre os ácidos estomacais e os fluidos intestinais também podem produzir dióxido de carbono, que também é um componente do ar e um produto da ação bacteriana. Bactérias também produzem hidrogênio e metano.

O que faz os peidos federem?

R. O odor dos peidos vem de pequenas quantidades de sulfeto de Hidrogênio (gás sulfídrico) e "skatole" na mistura. Esses compostos contêm enxofre. Quanto mais rica em enxofre for sua dieta, mais desses gases vão ser produzidos pelas bactérias no seu intestino e mais seus peidos vão feder. Pratos como couve-flor, ovos e carne são notórios por produzirem peidos fedidos, enquanto feijão produz grandes quantidades de peidos não necessariamente fedidos.

Por que peidos fazem barulho?

R. Os sons são produzidos pela vibração da abertura anal, de modo similar à produção de som por instrumentos musicais de sopro a ex. do trombone, trumpete, bombardino, etc. O som depende da velocidade de expulsão dos gases e de quanto estreita (contraída) estiver a abertura dos músculos do esfíncter anal.

Quanto gás uma pessoa normal produz por dia?

R. Em média, a temperatura do corpo e a pressão limite suportável, uma pessoa produz mais ou menos um litro de peido por dia, distribuído em cerca de 14 peidos diários. Pode ser difícil para você determinar o volume dos seus peidos diários, você pode estimar quantas vezes você peida. Você pode pensar nisso como um pequeno experimento científico: anote tudo que você come e conte o número de vezes que você peida. Você pode inclusive anotar sobre o fedor deles. Veja se você pode descobrir uma relação entre o que você come, quanto você peida e quanto seus peidos fedem.

Quanto tempo demora até que o peido chegue ao nariz dos clientes?

R. Isso depende das condições atmosféricas como, umidade do ar, pressão atmosférica, temperatura e velocidade do vento, e da distância entre as pessoas também. Os peidos também se dispersam, e sua potência diminui com a diluição. Geralmente, se o peido não for percebido dentro de alguns segundos, ele vai ser diluído demais para ser percebido depois e se perderá na atmosfera para sempre. Condições excepcionais existem quando o peido é liberado numa área pequena e fechada como um elevador, um quarto pequeno ou no interior de um automóvel, porque essas condições limitam a quantidade de diluente possível (ar), e o peido vai permanecer numa concentração perceptível por mais tempo, até que se dilua a ponto de não mais ser percebido ou se condense nas paredes lembrar que existem carros que fedem a peido, independentemente de se haver nele peidado recentemente).

É verdade que algumas pessoas nunca peidam?

R. Não, em se tratando de pessoas vivas. Embora pessoas possam peidar um pouco até mesmo depois de mortas.

Até estrelas de cinema peidam?

R. Sim. Assim como avós, padres, bispos, membros do alto clero, reis e rainhas, príncipes e princesas, ministros de estado, cantores de ópera, misses e freiras. Até o Yoda, o papa e o Dalai Lama peidam; todos, sem qualquer exceção, peidam.

Homens peidam mais que mulheres?

R. Não trata-se de uma verdade científica; mulheres peidam tanto quanto homens. O caso é que os homens têm mais orgulho disso. Existe uma grande variação na quantidade de gás que uma pessoa pode produzir por dia, mas essa variação não está relacionada ao sexo. Talvez homens peidem com mais freqüência do que mulheres. Se isso for verdade, provavelmente as mulheres tendem a segurar mais seus peidos, concentrando-os, para então liberar mais gás por peido. Note-se que nestes casos os peidos das mulheres seriam mais concentrados e, talvez por isso, haja observadores que asseguram federem tais, mais que os dos homens.

Em que parte do dia um gentleman está mais sujeito a peidar?

R. Durante a manhã, quando estiver no banheiro. Isso é conhecido como "trovão matinal", e se o gentleman conseguir uma boa ressonância, ele pode ser ouvido na casa inteira e até pela vizinhança, quando se trata de edifícios residenciais.

Por que feijão faz as pessoas peidarem tanto?

R. Feijão contém açúcares, alguns dos quais os seres humanos não conseguem digerir. Quando esses açúcares chegam em nossos intestinos, as bactérias fazem a festa e produzem um monte de gás! Outros produtores notórios de peidos são: milho, pimentinha, repolho e leite e gorduras em geral.

Um peido é mesmo um arroto que saiu pelo orifício errado?

R. Não; um arroto vem do estômago e tem composição química bem diferente da de um peido. Peidos têm menos ar atmosférico e mais gases produzidos por bactérias; por isso é comum federem mais que seus primos, os arrotos, embora possa haver certos arrotos tão ou mais fedorentos que certos peidos.

Por quanto tempo seria possível uma pessoa não peidar?

R. Um peido tende e pode escapar toda vez que uma pessoa relaxa. Isso quer dizer que muitas pessoas que assiduamente seguram ou enforcam seus peidos durante o dia, devem peidar bastante à noite enquanto dormem. Então a resposta seria: você pode segurar seus peidos praticamente durante o mesmo tempo que conseguir ficar acordado; isto entretanto é um procedimento não recomendado pelos médicos, pois pode provocar mais que apenas o desconforto tão bem nosso conhecido.

Para onde vão os peidos quando você os segura?

R. Quantas vezes você segurou um "peido", pretendendo soltá-lo na primeira oportunidade, depois descobriu que ele tinha desaparecido quando você estava pronto para liberá-lo? Ele saiu lentamente sem você se dar conta? Foi absorvido pela corrente sangüínea? O que aconteceu com ele? Os médicos concordam que o peido não é nem liberado nem absorvido. Ele simplesmente volta para os intestinos e sai depois. Isso reafirma o fato de que os peidos não são realmente perdidos, e sim adiados.

É possível mesmo "acender" peidos?

R. A resposta para isso é SIM! Entretanto, você deve estar avisado de que colocar um peido em ignição é perigoso. Não só a chama pode subir de volta para seu cólon, como a sua roupa e o que estiver ao redor pode pegar fogo. Cerca de um quarto das pessoas que já fizeram isso se queimaram. Também existem casos em que os gases intestinais com um teor de oxigênio mais alto que o normal explodiram durante cirurgia quando algum tipo de cauterizador elétrico foi utilizado pelo cirurgião.

Por que é possível queimar peidos?

R. Porque normalmente esses gases incluem metano e hidrogênio, ambos inflamáveis. Peidos tendem a se traduzir em chamas azuis ou amarelas.

É possível acender um fósforo com um peido?

R. Não, a menos que o peido tenha a consistência de uma lixa. Além disso, peidos têm a mesma temperatura do corpo quando saem, e essa temperatura não é suficiente para iniciar uma combustão.

Por que meninas não assumem seus peidos?

R. Acho que você deveria começar dizendo que somente algumas meninas não assumem seus peidos. A razão é que elas devem ter sido ensinadas a pensar que peidar não é coisa que uma dama faça. É um grande erro pensar que peidos não são coisas de dama. Todas as pessoas peidam, incluindo damas. Se qualquer coisa que damas façam é coisa de damas, então isso inclui a emissão de gases anais.

P. Se eu ficar o dia inteiro cheirando o peido de outras pessoas meus próprios peidos vão ser mais fedidos?

R. Não, peidos inalados vão para seus pulmões, não para seu sistema digestivo. Talvez alguns componentes do peido passem para sua corrente sangüínea mas não todos. Se você quer se beneficiar de peidos de outras pessoas, você vai ter que engoli-los de alguma forma.

Cheirar peido deixa o cheirador chapado?

R. Não se conhecem agentes intoxicantes na flatulência. Entretanto, a maior parte dos peidos contém muito pouco oxigênio e você pode ficar tonto se inalar uma quantidade superconcentrada de essência de peido, simplesmente por falta de oxigênio. E se você está respirando rápido perto do peido para cheirar o máximo possível, pode ficar tonto por causa da hiperventilação do seu sistema respiratório, não por causa do peido.

Um peido pode ser fatal?

R. A opinião médica é que não, um peido não pode ser fatal. Mas se você tentar bastante e com afinco, pode se matar com qualquer coisa. Dizem de um homem que ligou seu nariz ao seu ânus com um sistema de máscara de gás, tubos de borracha e um cano de madeira. Morreu sufocado. A história de um gordo restrito à própria cama que morreu por inalação dos seus peidos, e cujos peidos quase mataram os paramédicos, não passa de lenda urbana.

Mulheres podem peidar pela vagina e de onde vem o gás?

R. Sim. O gás que emerge é simplesmente ar preso; não há produção de gases na genitália feminina. O ar pode entrar porque o sistema está aberto ao meio externo. Americanos chamam isso de "queef".

É possível enlatar um peido para uso posterior?

R. Teoricamente sim, mas há uma série de problemas logísticos. Você pode tentar usar um saco plástico ao invés de uma lata. Você pode usar a seguinte técnica, até como uma experiência ideal para a feira de ciências: "Peide em vários sacos plásticos e feche-os . . . vede-os com cuidado. Encha outros sacos com ar normal. Espere 24 horas. Então eleja voluntários para cheirar o conteúdo de cada saco para ver se eles conseguem dizer se o que tem ali dentro é peido ou é ar. Isso vai te dar a informação se é possível estocar peidos. Se você preferir, peide na banheira, e se incline de forma que seus peidos subam como bolhas pela sua frente e não por trás, você pode capturar as bolhas numa garrafa, e ter peidos engarrafados, não contaminados com ar atmosférico.

É estranho gostar de peidar?

R. Em absoluto. Há inclusive constatação científicas de que peidar é uma prática agradável e gratificante, desde que não prejudique a vida social do agente. Entretanto se alguém peida de modo a lhe trazer problemas e infelicidade, é aconselhável e não custa muito consultar seu médico.

Qual a cor do peido?

R. Via de regra, os peidos são incolores, como também o são os gases que os constituem. Imagine que interessante seria peidar na cor laranja, tipo dióxido de nitrogênio. Ninguém mais perguntaria: "PQP! ! ! quem foi o FDP que peidou? ! "

É possível outra pessoa aspirar mais moléculas de um peido do que aquela que peidou?

R. Por princípio, pela lei universal dos gases (P*V = N*R*t), um peido deverá se dividir eqüitativamente entre os presentes, se o ambiente em que é liberado tiver pressão e temperatura equilibradas em todos os pontos. Assim deveria cheirar tanto para quem o soltou quanto para o público cliente em geral. Entretanto as condições de temperatura e pressão dificilmente atenderão ao requisito acima, além de que o autor do peido está protegido pelo fato de que o propeliu para longe e numa direção oposta à do seu nariz, por isso de certa forma o autor leva certa vantagem, que é anulada se o peido for ejetado contra o vento.


E Era Isso. Esperamos que suas dúvidas tenham sido esclarecidas, e que agora você possa aproveitar sua própria flatulência e a de seus amigos de maneira consciente e responsável.






Volta para Piadas
Volta para Index